segunda-feira, 14 de novembro de 2011

GN'R CAPÍTULO 0,5 BREVE INTRODUÇÃO

GUNS N’ ROSES (Biografia Completa Não Autorizada)


CAPÍTULO 0,5 Breve Introdução



Em 1987 a maioria das bandas tinha pouco impacto com o disco de estréia. Antes da chegada da internet, era muito mais difícil para uma banda mostrar sua música, mas a vantagem naquela época era que se sua banda era especial de alguma maneira, era descoberta rapidamente. Guns N’ Roses era especial em vários aspectos. À primeira vista não era possível prever o quão competentes eles realmente eram, mas olhando de perto e lendo nas entrelinhas é fácil ter certeza de que todos os elementos certos foram misturados para que essa banda conquistasse o mundo; mesmo que nem eles mesmos tivessem essa noção.



As duas capas do disco Appetite for Destruction (uma contendo a famosa e censurada cena de um estupro cometido por um robô e a outra com uma cruz com as caveiras dos integrantes da banda) tiveram o poder de seduzir até quem era anti-metal ou anti-rock. A contracapa exibia cinco dos moleques mais largados e sujos que já haviam posado para a história da fotografia musical. Eles eram um grupo tão heterogêneo que pareciam ter sido deliberadamente escolhidos para um boy band de glam metal. Isso aconteceu nos anos 1980, e bandas de rock de garotos eram como uma faísca no mundo comercial. Guns N’ Fucking Roses eram de verdade e o público sabia disso.



Raramente bandas grandes justificavam o falatório sobre elas, mas Guns N’ Roses fizeram fama sem nem ao menos se preocupar com isso. Eles exibiam o caos e a autodestruição como coisa natural. As músicas do álbum Appetite For Destruction eram controversas, mas não de maneira proposital. Eles eram meninos que viviam em Los Angeles, no meio de um mundo de intoxicação, mulheres perdidas e rock-n’-roll. Perpetuaram seu próprio mito simplesmente por fazerem parte deste mito: o mito era realidade.



Sendo completamente imprevisíveis e voláteis, nunca se sabia qual dos integrantes do Guns N’ Roses iria aparecer para uma entrevista ou show. Se eles aparecessem já era motivo de alívio e satisfação. Mesmo assim, a qualidade do álbum de estréia da banda não decepcionou aqueles que compraram Appetite for Destruction só porque se falava muito dele na época. Assim que milhares de possíveis fãs ouviram como eram boas as músicas, as vendas subiram estratosfericamente (e o álbum continua vendendo muito até hoje).



Depois de uma entrada chutando portas no mundo do estrelato musical, foi difícil ver a banda repetir esse impacto inicial. Desde 1987, a reputação da banda se mantém, mesmo depois de anos de espera por novos álbuns e de várias mudanças de integrantes, além da mudança no estilo musical. Do lançamento sem precedentes de um álbum duplo de inéditas (Use Your Illusion I e II), que focava mais em emoções do que no puro rock, ao igualmente incomparável álbum de covers de bandas punk (que veio antes da explosão do pop-punk), tem sido um mundo de insanidade para a banda e todos à sua volta.



O mundo mudou, mas a banda Guns N’ Roses continua a mesma. Continua imprevisível e de enorme importância para sua paciente legião de fãs, com a mesma sinceridade e relevância musical que tinha no começo. Integrantes vêm e vão, mas no centro de tudo permanece W. Axl Rose. E enquanto Axl estiver vivo e criando música – nós as ouvindo ou não -, Guns N’ Roses vão continuar sendo uma lenda viva.



Essa profunda análise da história do Guns N’ Roses abrange o período que vai do início da banda ao tão antecipado álbum Chinese Democracy (2005). Também trás uma visão da mente de Axl Rose e uma grande parte dessa análise se concentra no que exatamente ele tem feito na última década, criando um perfil altamente pessoal e exploratório nunca antes documentado. Essa edição também foca no Velvet Revolver, banda de Slash, Duff Mckagan e Matt Sorum.



O logotipo do Guns N’ Roses está gravado na alma de cada fã que se apaixonou pela banda, no Appetite for Destruction e em qualquer outro álbum. A banda continua em espírito, tão desafiadora como sempre foi e, assim como a lealdade de seus fãs, se recusa a acabar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário